6 Maneiras de divulgar a sua obra

Imagem por Free-Photos, sob licença Creative Commons
Com o avance tecnológico e acesso às redes sociais, ficou muito mais fácil de fazer com que as pessoas saibam sobre o seu livro. A questão é saber como usar essas ferramentas da maneira correta para não virar um incômodo aos consumidores (ninguém gosta de spam!).

A verdade é que não existe uma fórmula mágica de publicidade a ser seguida, não temos controle sobre o alcance das divulgações e temos que colocar muito esforço nesse processo. Muitas vezes não sabemos por onde começar e aqui estamos nós do Projeto para ajudar vocês!

1- Use as redes sociais.

A maioria das pessoas possui pelo menos uma rede social ativa, seja o Facebook, Twitter, Tumblr e até mesmo o Google+; por isso é interessante divulgar em grupos, páginas e no seu próprio perfil. Mas devemos tomar cuidado para que as nossas publicações não se tornem um spam que são facilmente ignorados pelo público. Como fazer com que a nossa divulgação se destaque entre tantas?

○ Use imagens.
Elas chamam a atenção e são de fácil interpretação. Uma imagem tem uma aparência mais interessante que um texto ao passear tranquilamente em um feed.

○ Pare de tentar convencer as pessoas a comprarem seu livro.
As frases prontas e repetitivas de "compre agora", "disponível só hoje", "promoção", "última oportunidade" fazem com que os consumidores encarem a divulgação como uma simples propaganda facilmente ignorada (como aquelas irritantes que o Google coloca nos vídeos do youtube). Ao invés disso, faça com que as pessoas se interessem pelo seu livro, compartilhe curiosidades, trechos, playlists com músicas relacionadas. Desperte a curiosidade em possíveis leitores, não os bombardeie com anúncios intragáveis.

○ Nada de ficar marcando pessoas nas postagens.
É muito desconfortável ser marcado em uma publicação de anúncio e notar que a pessoa marcou praticamente todos os amigos. É como se ele estivesse forçando as pessoas a darem like ou comentarem na postagem que muitas vezes nem pode interessá-los. De certa forma, essa atitude se torna um spam e pode irritar muita gente.

○ Procure seu nicho.
Facebook e o Google+ possuem grupos interativos com temas específicos. Procure o grupo que mais se encaixe com a temática do seu livro e divulgue sem exageros. Mostre que você faz parte da comunidade e não só a usa como um depósito de anúncios.

○ Use o Google+
Por incrível que pareça, o Google+ traz muito mais resultados que uma divulgação no Facebook, o que parece ser meio estranho, já que a quantidade de pessoas que usa o face é maior. 

2 - Faça parcerias.

A opinião dos famosos influenciadores digitais é muito importante na toma de decisão do consumidor, eles buscam saber se o livro realmente vale à pena. Mas você como escritor, deve saber como tratar os influenciadores e ficar atendo às oportunidades. Existem vários tipos de pessoas na internet e você deve aprender a diferenciar quem leva o seu trabalho a sério. Não se atenha muito aos números de seguidores, e sim na interação. É preferível encontrar pessoas que tenham trezentos seguidores e duzentos que interagem, do que pessoas que tenham três milhões de seguidores e três que interagem.

○ Valorize o trabalho dessas pessoas.
Muitos autores enviam livros sem sequer um aviso prévio aos influenciadores, esperam que eles leiam o livro e o resenhem de graça, mas se esquecem que resenhar é um trabalho que leva tempo, assim como ler o livro. Não trate as resenhas como hobby e sim como trabalho, dar livros não paga a conta de ninguém e por isso, muitos influenciadores trabalham com publieditorial, onde o autor paga pela resenha. Isso demonstra ao influencer que o autor é uma pessoa séria e disposta a investir em seu livro, e mostra ao autor que o influencer possui profissionalismo e reservará um tempo para estar se dedicando à leitura.

Cada influenciador pode trabalhar de forma diferentes, alguns podem resenhar de graça, enquanto outros não. É tudo uma questão de procurar pelo influenciador correto.

○ Não envie seu livro para todos que aparecerem pela frente.
Escolha blogueiros e booktubers que gostem do estilo do seu livro, que tenham seguidores que se interessem pelo tema. Não adianta nada o influenciador fazer uma resenha de um livro infantil para um grupo de seguidores que gosta de livros eróticos.

○ Blogueiros e Booktubers.
São os principais parceiros buscados pelos escritores. Geralmente já possuem um grupo de seguidores definido e atingem a uma grande quantidade de pessoas. A comunidade de booktubers cresceu bastante, é interessante apoiá-los e ver seu trabalho crescer, além de atingirem uma quantidade maior de leitores.

3- App Amino.
Por incrível que pareça, o grupo do amido de leitores tem me trazido bons resultados em relação às divulgações. As pessoas interagem bastante nessas comunidades e estão sempre atentos às novidades. Procure por grupos voltados aos leitores (e não escritores).

4 - Peça ajuda na escola.
Converse com os seus (antigos ou atuais) professores e proponha apresentar-se em algum evento feito pela escola que seja relacionado à literatura. Fale sobre o seu livro para essa nova geração de leitores. Começar a divulgação pelas pessoas mais próximas a você é uma boa forma para atingir mais pessoas no futuro (o famoso método boca-boca). É claro que antes de sair falando sobre o seu livro, veja se a temática é adequada para a idade dos alunos.

5 - Entre em contato com a prensa local.
Por menor que seu bairro ou cidade seja, deve existir um jornal, revista ou rádio local. Entre em contato com eles e veja uma maneira de aparecer nesses meios, seja em um pequeno anúncio no final da página ou em uma participação rápida na rádio. Trate isso com profissionalismo e humildade, tenha em mente que eles não vão te promover de graça.

6 - Escreva em um blog.
É uma boa forma de se conectar com novos leitores e fazer com que notícias e curiosidades cheguem até eles, além de ser um bom lugar para compilar todas as informações sobre a obra.

Espero que vocês tenham gostado das nossas dicas de divulgação! Se você tiver outra estratégia, faça um comentário, adoraríamos saber sobre outras formas de espalhar nossas obras por aí!



0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)